hurricane-milton

Milton acabou de se tornar um perigoso furacão de categoria 5 nesta segunda-feira, com ventos sustentados de 150 mph com rajadas mais altas, de acordo com o National Hurricane Center.

Ele está se intensificando rapidamente e se fortalecerá ainda mais sobre o Golfo do México, que registrou temperaturas recordes, e atingiu rapidamente a categoria 5. Espera-se então que ele aumente de tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.

A previsão é que Milton chegue à costa do Golfo da Flórida na quarta-feira, podendo chegar à costa em qualquer lugar, de Cedar Key ao norte à Naples ao sul — incluindo possivelmente nas áreas de Tampa ou Ft. Myers.

Faz apenas 10 dias que Helene varreu a Costa do Golfo da Flórida com uma tempestade e atingiu o Big Bend como uma categoria 4. Agora, as autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em modo de recuperação — que evacuem ou se preparem para outra tempestade com risco de vida.

Com a aproximação de Milton, a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida está se preparando para a maior evacuação desde 2017, disse o diretor Kevin Guthrie em uma entrevista coletiva no domingo.

O governador da Flórida declarou estado de emergência em mais de 50 condados da Flórida.

Como se preparar para o furacão

Uma das coisas que as pessoas menos entendem, é a necessidade de se preparar quando um furacão tem previsões de chegada, mesmo com baixo poder de destruição em sua região, como “geralmente” acontece em Orlando.

O que precisamos entender é que um evento dessas proporções traz devastação severa em muitos lugares por onde passa, principalmente nas cidades da costa, que são as primeiras a receber o furacão furioso vindo diretamente do Oceano.

Ao fazer o “landfall” (entrada do furacão no Continente), este começa a encontrar barreiras como prédios, casas, morros, montanhas, e todo tipo de obstáculo que interfere em seu movimento “livre”, e isso é um dos motivos desses furacões geralmente virem perdendo a força conforme adentram o continente, atingindo de forma mais violenta as primeiras cidades da costa, e se tornando mais “brandos”, chegando aos interiores.

Mas, tem coisas que precisam ser levadas em consideração! Linhas de transmissão (torres que carregam energia elétrica) tubulações e encanamentos que carregam abastecimento de água, etc podem estar no caminho de um furacão e ao destruir essas instalações, mesmo que você esteja à centenas de quilômetros de distância, poderá sentir os efeitos desse evento, podendo ficar de horas, até dias sem água ou luz por exemplo. Por isso, a preparação é tão importante.

O que pode acontecer em Orlando? O que esperar?

Como falamos acima, “geralmente” Orlando tem baixo poder de destruição pela localização, mas não podemos jamais menosprezar o acontecimento, precisamos estar cientes, atentos e respeitar este fenômeno. Podemos esperar chuvas e ventos fortes, os parques e aeroporto de Orlando estão monitorando o tempo e notificarão caso haja qualquer mudança nos horários de abertura e fechamento/ cancelamento de eventos/ voos.

Apesar de não ter tido nenhum anúncio oficial ainda, no App da Disney já mostra que nenhum dos parques tem disponibilidade na quarta-feira, mas avisaremos caso haja qualquer mudança.

Ative as notificações

Temos muitos leitores/seguidores em Orlando e muitos chegando pelos próximos dias, como somos uma empresa de turismo e canal de notícias, estaremos atualizando nossas redes sociais/blog à cada novidade sobre o furacão Milton. Todo ano fazemos a cobertura dos furacões, pois sabemos que isso é algo que assusta muitas pessoas, principalmente os brasileiros que estão na cidade e não estão acostumados com este tipo de fenômeno.

Entraremos ao vivo entre hoje (segunda-feira) até quarta-feira atualizando à todos no Youtube e tbm no Instagram.

Encaminhe essa matéria para quem está em Orlando. E, para saber mais sobre a temporada de furacões baixe o App do MD1 que tem um espaço dedicado ao tema, com informações importantes, o que esperar, como se preparar e etc.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.