Saber como está o clima do destino de sua viagem é algo muito importante, principalmente na hora de arrumar as malas… muitas pessoas acabam deixando pra última hora ou até mesmo esquecendo desse pequeno detalhe que faz toda diferença: “Já pensou sair do Brasil no verão achando que aqui estará o mesmo clima, chegar e não ter nenhum casaco para se aquecer no frio de -2º”???

Primeiro precisamos entender que basicamente o Brasil e os Estados Unidos têm suas estações do ano “invertidas”. Enquanto que de setembro à março é primavera/verão no Brasil, é outono/inverno nos Estados Unidos. De março a setembro é primavera/verão nos Estados Unidos e outono/inverno no Brasil.

O centro da Flórida onde está Orlando tem um clima Sub Tropical, já o Sul da Flórida pra quem pensa em passar por Miami tem um clima Tropical. Orlando consegue ter uma temperatura bem “maluca”, podendo um dia estar 6º e no outro 30º (dependendo da época do ano), por isso nossa dica é sempre dar uma checada no app de meteorologia para ver como estará a temperatura no dia seguinte e poder se programar, sem ter nenhuma “surpresa” antes de sair de casa/hotel.

Os meses de primavera/ verão são muito quentes e úmidos, tem um clima bem “praiano”, com aquele “bafo” no ar e um cheiro bem característico, perfeito para curtir os parques aquáticos ou as praias e springs das redondezas, que definitivamente merecem uma visita e valem muito à pena.

Primavera/verão em Orlando

São meses bem quentes tendo seu pico de calor em julho e agosto, com sensações térmicas que podem passar dos 40ºC e chuva quase todos os dias. Mas não se preocupe, as chuvas neste período são chuvas de verão, que acontecem geralmente no período da tarde, e depois de um “pancadão” o céu já abre, e nem parece que choveu há poucos minutos.

Dica: Pode parecer clichê, mas não esqueça de manter-se hidratado (clique aqui para ver nossa dica de como tomar água gratuita e geladinha dentro dos parques). Leve também um protetor solar em sua mochila e uma capa de chuva, você pode comprar no parque ou em supermercados como Walmart – sai bem mais em conta.

Outono/inverno em Orlando

Apesar da Flórida ter um clima bem quente praticamente o ano inteiro, não se engane pensando que não pegará temperaturas baixas no inverno, é possível pegar 0ºC, -2ºC.

Final de dezembro e janeiro normalmente são os meses mais frios (e nós amamos), mas como estamos na Flórida e o tempo é bem doido por aqui, um dia pode fazer 4ºC e no outro 19ºC rs. Então, é bom estar com uma mala preparada pra isso!!!

Temporada de furacões

A temporada de furacões começa “oficialmente” no dia 1º de junho e vai até 30 de novembro, tendo seu pico nos meses de setembro e outubro. Mas, calma!!! Não se apavore se você estiver programando sua viagem nessa época.

Setembro é um excelente mês para curtir os parques de Orlando, clima delicioso e filas mais tranquilas. Ter o pico de furacões nesses meses não quer dizer que terá um furacão passando por Orlando nessa época… é algo que é muito difícil prever.

Apesar da Flórida estar próxima da rota dos furacões por conta de sua localização (Oceano Atlântico), Orlando fica no centro da Flórida e ainda que tenha algum furacão se formando, atingem mais a costa do estado como Miami por exemplo. E, normalmente quando chega em Orlando perde muito a força, trazendo apenas chuvas/tempestades e ventos bem fortes.

É importante estar atento aos noticiários e não desprezar os alertas, mas sem pânico!!! Os últimos que passaram pela costa da Flórida como o Dorian (2019) que era um furacão de categoria 5 e fez um estrago enorme nas Bahamas, causou um certo impacto (por precaução) como cancelamento de alguns voos e fechamento mais cedo de alguns parques. Mas, perdeu praticamente toda sua força e não passou de uma chuvinha fraca em Orlando no final das contas 🙏🏻.

Como saber o clima de Orlando em tempo real

Usamos alguns aplicativos que são muito precisos e dificilmente falham, mas você não precisa baixar todos… alguns são mais específicos como o “hurricanes” (furacões)!!!

Basta ligar a notificação e você receberá de tempos em tempos como está o clima, a previsão de chuva, etc…

Ah! Nos Estados Unidos eles usam a medida fahrenheit e não celsius como estamos acostumados, nos apps você consegue ver nas duas medidas. De qualquer maneira no app do MD1 temos várias calculadoras e conversores de medidas, só baixar clicando aqui.

Deixe um comentário