Fazia tempo que queria escrever esse post… um assunto fascinante, um lugar mais fascinante ainda e que está tão pertinho de Orlando… um lugar que parece tão distante da nossa realidade, tão inalcançável… um lugar onde nada é fantasia, tudo é de verdade.

Por quê visitar a NASA?

O Kennedy Space Center fica em Cabo Canaveral, há menos de uma hora e meia de Orlando e é parada obrigatória para quem se interessa por ciência e tecnologia. Dia 20 de Julho de 1969 o homem pisou na lua pela primeira vez, e acredito que nem mesmo Neil Armostrong ao dizer a famosa frase:That’s one small step for a man, one giant leap for mankind, na tradução “Este é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade” imaginou todos os benefícios que essa conquista traria para o mundo.

A missão Apollo impactou diretamente nas tecnologias que temos hoje, que fazem parte do nosso cotidiano e que salvam vidas diariamente. A exploração espacial é mais importante em nossas vidas do que podemos imaginar, vou citar algumas descobertas utilizadas e desenvolvidas para os astronautas e que usamos:

  • GPS – Os milhões de satélites que hoje orbitam a Terra são obviamente um advento da exploração espacial. Nós os utilizamos em várias formas de comunicação, como TV e internet, e também para a navegação civil e militar.
  • Lentes de óculos resistentes a arranhões – Você sabia que no espaço voam milhões de pedrinhas que atingem astronautas e a Estação Espacial Internacional o tempo todo? Para proteger equipamento e, principalmente, os visores dos trajes espaciais, a NASA criou um plástico que não sofre arranhões com facilidade. O resultado? Lentes para óculos.
  •  Termômetros auriculares – A tecnologia infravermelha que o torna possível, incrivelmente, veio de pesquisas de cientistas que queriam medir a radiação emitida por estrelas e planetas. 
  • Monitores de saúde – Quando os astronautas da Apollo seguiram rumo em direção à Lua, eles permaneceram conectados a um sistema de sensores que enviavam informações em tempo real sobre pressão sanguínea, temperatura corporal, frequência cardíaca e muito mais, a uma equipe na Terra. O sistema foi desenvolvido para a NASA pela Spacelabs Healthcare, que rapidamente o adaptou para o monitoramento hospitalar, o que acabou sendo adotado em quase todos os hospitais do mundo, e continua se expandindo para que médicos possam acompanhar a saúde de seus pacientes mesmo fora do hospital.
  • Isolamento térmico – Após uma maratona, corredores são envoltos em mantas térmicas prateadas para evitar que o corpo mude de temperatura bruscamente. Esse material, chamado barreira radiante de isolamento, foi, na verdade, criado para o espaço. É que a temperatura fora da atmosfera da Terra pode variar bastante, de centenas de graus abaixo de zero a centenas acima. Para proteger os astronautas durante o programa Apollo, a NASA criou um tipo de isolamento leve e eficaz.
  • Amortecedores para terremotos – Os amortecedores e computadores das Apollo deram origem a verdadeiros salva-vidas capazes de estabilizar edifícios durante terremotos. Os foguetes Saturn V, que levaram as missões Apollo para fora da atmosfera, tiveram que permanecer conectados aos tubos de combustível na base de lançamento até o último segundo. O desafio aqui era tirar esses tubos do caminho com segurança no momento da decolagem.
    Esses amortecedores foram adaptados com fluidos compressíveis em edifícios e pontes para ajudá-los a resistir a terremotos. Hoje, essas estruturas estão protegidas com sucesso em algumas das áreas mais propensas a terremotos do mundo, como Tóquio, São Francisco e Taiwan.
  • Comida de bebê – É claro que antes da exploração espacial já existiam papinhas de bebê, mas foi depois da exploração espacial que elas trouxeram um benefício ainda maior. No início dos anos 1980, a NASA estava pesquisando o uso de micro-algas como fonte de comida, oxigênio e catalisador de disposição de lixo em longas missões interplanetárias. Os cientistas que trabalhavam no projeto acabaram descobrindo que essas algas produziam altas doses de DHA e ARA, ambas gorduras essenciais para o desenvolvimento do bebê. Hoje, essas mesmas algas são colocadas em papinhas enriquecidas.

Estes são somente algum dos exemplos de tecnologias que usamos hoje e são devidas à exploração espacial.

Como é o Visitor Complex?

O Visitor Complex é enorme, e caso você já tenha visitado há alguns anos atrás, se surpreenderá com toda mudança (positiva)… O complexo abre as 9 da manhã, e a dica é que você chegue bem cedo pois ao contrário do que muita gente pensa, chegar depois do almoço e passar somente a tarde é pouco tempo demais, e certamente você deixará de ver e conhecer MUITA coisa legal, interessante e importante.

Vale lembrar que fica há pouco mais de uma hora de Orlando, então este tempo de trajeto deve estar incluso na programação… o estacionamento atualmente custa 10 dólares, e você pode garantir os ingressos aqui.

São várias atrações, filmes, jogos interativos, uma área para crianças enorme que foi inaugurada em Janeiro de 2021, lojinhas, sorveteria, museu e até mesmo um memorial. O complexo é enorme, e logo na entrada você pode pegar o mapa do parque em português, e também alugar o Smart Guide que custa 10 dólares (um tradutor que pode facilitar bastante em algumas das atrações, para quem não tem fluência no inglês).

Tudo no complexo é interessante, é atualizado, é de “verdade” e EDUCATIVO tanto para adultos quanto para crianças…

São diversas atrações e vamos citar algumas delas:

  • Heroes and Legends – essa atração fica logo na entrada do parque ao lado esquerdo, é um cineminha 3D que conta a história dos 7 primeiros astronautas que foram para o espaço. Na saída da atração, tem o Hall of Fame, um espaço bem grande e também interativo, já que tem uns tótens e você pode escolher o astronauta para fazer uma foto. Ali estão os PRINCIPAIS astronautas americanos, não estão todos os astronautas da NASA, nem todos os astronautas americanos, mas sim os principais… tem a foto deles, a data que entraram para o Hall of Fame e suas missões, e uma estátua do Alan B. Shepard que foi o primeiro astronauta americano a ir pro espaço.

Antes de entrar no Hall of Fame tem a GEMINI 9A, uma capsula verdadeira que já foi pro espaço, inclusive ela representa um grande marco, já que é a segunda geração das naves tripuladas. Nela, cabiam 2 pessoas e eles ficavam naquele espacinho por até 9 dias. Incrível não é?!

  • Rocket Garden – o Rocket Garden é impressionante, lugar perfeito para fotos e como o nome já diz “Jardim dos foguetes”, além dos foguetes tem réplicas de capsulas que você pode entrar para ver como é estar dentro de uma. Nele você vai avistar vários foguetes, TODOS são reais e realizaram várias missões, com exceção de um que é real porém uma réplica, o MERCURY-ATLAS que foi lançado dia 20 de fevereiro de 1962, tornando John Glenn, o primeiro americano a orbitar a Terra.

O foguete DELTA II agora faz parte do Rocket Garden desde Março de 2021, é o foguete mais novo do jardim.

Foguetes do Rocket Garden e missões:

  • Delta II – Ele já lançou mais de 230 satélites em 155 voos para implantar o Sistema de Posicionamento Global (GPS), explorar o sistema solar e atender ao mercado de lançamento espacial comercial de classe média.
  • Juno I – Em 31 de janeiro de 1958, o foguete Juno I lançou o Explorer I, o primeiro satélite da América, em órbita. O Explorer I transmitiu dados por quatro meses até 23 de maio e a National Aeronautics Space Administration (NASA) foi criada em 1º de outubro naquele ano.
  • Delta – Apesar de nunca ter transportado humanos, o foguete Delta facilitou as tecnologias de comunicação. Ele lançou o Echo, um balão Mylar, em órbita em 1960. O balão permitiu que o primeiro sinal de televisão ao vivo cruzasse o oceano, gerando avanços na comunicação global.
  • Mercury Redstone – O foguete Mercury-Redstone foi o primeiro veículo de lançamento tripulado nos Estados Unidos. Este tipo de foguete transportou Ham, a chimpanzé, para testar os sistemas de suporte de vida da espaçonave em 1961. Cerca de quatro meses depois, Alan Shepard lançou um foguete Mercury-Redstone durante o Projeto Mercury da NASA, tornando-o o primeiro americano no espaço. Virgil “Gus” Grissom também lançou neste tipo de veículo alguns meses depois. Todos os três voltaram para casa em segurança.
  • Mercury Atlas – Única réplica do jardim dos foguetes.
  • Atlas Agena – Durante as 8 missões do programa Ranger, o Atlas-Agena lançou missões que coletaram mais de 11.000 imagens detalhadas da Lua, incluindo closes de onde a Apollo 11 acabaria pousando na superfície lunar.
  • Gemini Titan II – O Titan II era um míssil balístico intercontinental projetado para lançar armas nucleares através do oceano. Embora nunca tenha sido usado para tais ações militares, sua confiabilidade tornou a escolha lógica para lançar missões Gemini em 1965 e 1966.
  • Juno II – Antes do Programa Apollo, ele foi enviado para a Lua em 1959 para capturar imagens. Embora tenha voado muito longe da Lua, ele capturou dados sobre objetos espaciais e radiação. Sua pesquisa também pavimentou o caminho para as 33 missões americanas desenfreadas à Lua, que foram transportadas por foguetes mais poderosos.
  • Saturno 1B – O Saturn IB lançou a Apollo 7, a primeira missão tripulada do Programa Apollo. Ele também testou o hardware inicial para as missões Apollo, antes que o foguete Saturn V estivesse disponível. Após o Programa Apollo em 1973, este tipo de foguete lançou três missões para a estação espacial Skylab.
  • Journey to Mars: Explorers Wanted – Se você tem curiosidade em saber como é a vida em Marte, pode experimentar por meio de jogos interativos práticos, como simuladores de pouso e simuladores de ancoragem orbitais e muito mais.
  • Planet Play – Uma área super nova para a criançada e recém inaugurada (Janeiro de 2021), tem vários andares com atividades imersivas e interativas que os pequenos vão amar e querer ficar o dia todo, confesso até eu queria (😜). Antes, a área de playground das crianças era bem menor, e não tinha ar condicionado, o Planet play é totalmente indoor, tem ar, e é muuuuito mais legal que o antigo. Tem até uma área dedicada aos papais, um bar que vende café, vinho e até mesmo cerveja para relaxar.
  • Kennedy Space Center Bus Tours: Apollo/Saturn V Center – Aqui, você pega um ônibus e é levado para outro prédio da Nasa, e durante o percurso tem um vídeo no ônibus que vai contando a história e também a motorista vai narrando o trajeto, é possível ver os locais de lançamentos de foguetes e muito mais. O passeio te leva ao prédio do Apollo/ Saturno V e aqui tem muito a ser explorado, a começar pelo Jardim que é super novo e foi inaugurado em 2019 na comemoração dos 50 anos que o homem pisou na lua, “Moon Tree Garden”.

Moon Tree Garden é como um memorial, o lugar é lindo e fica bem em frente as arquibancadas onde é possível assistir aos lançamentos dos foguetes (sim, é possível e qualquer pessoa pode assistir, basta adquirir os ingressos no próprio site do Kennedy Space Center e claro, sua visita coincidir com algum lançamento).
Curiosidade: As árvores que estão plantadas no Jardim são descendentes das sementes das árvores originais que foram levadas para a lua como experimento na Apollo 14 pelo astronauta Stuart Roose. O jardim tem a forma de um oito (8) que simula a trajetória feita pela nave para ida e regresso da lua.


Este prédio tem muita coisa a ser explorada, ao entrar você já se impressiona com o imponente foguete Saturno V, é um foguete real mas que nunca foi pro espaço. É aqui que você consegue tocar um pedaço de uma pedra lunar (incrível), além de ver os rovers, aranha lunar e muito mais… tem também um memorial dos 3 astronautas que morreram em um dos testes da Apollo I.

Uma das coisas que mais nos emocionam ao visitar a Nasa é ver a sala de controle da missão Apollo, e eles simulam os 3 minutos que antecederam o lançamento da Apollo 8 (primeira missão à orbitar a Lua), com os áudios e vídeos originais do dia, sincronizados com as mesas originais da sala de lançamento que estão ali diante de seus olhos, é de arrepiar!!!

Sala de controle projeto APOLLO
  • Altantis: Space Shuttle – Este é outro momento que a emoção toma conta. A introdução é com um vídeo contando e mostrando o desenvolvimento do ônibus espacial.. foram muitos anos de construção, alguns imprevistos e reajustes no meio do caminho!!! O vídeo acaba com uma música emocionante e quando as telas se abrem você dá de cara com Atlantis, o ônibus espacial que realizou 34 missões em 26 anos, os olhos chegam a marejar!!! Não tem como não se emocionar neste momento.

O espaço é enorme, tem uma réplica perfeita do satélite Hubble e várias interações no lugar… informações sobre o espaço, sobre os astronautas e etc…

  • Astronaut Encounter – É aqui que você pode encontrar um astronauta veterano da Nasa, tirar fotos, fazer perguntas… uma experiência verdadeiramente única!!!
Astronauta Scott Parazynski
  • Dine in With an Astronaut – Mais uma experiência única e que em nossa opinião vale bastante a pena.. já imaginou fazer uma refeição com um astronauta? Aqui, você paga um valor fixo, come à vontade no buffet e durante sua refeição o astronauta responde perguntas, compartilha sua experiência e histórias no espaço. O menu muda sazonalmente e a comida é bem gostosa!
  • Astronaut Training Experience (ATX) – Essa é uma das nossas “atrações” favoritas no KSC, na verdade é uma experiência I-N-C-R-Í-V-E-L paga a parte (mas que vale cada centavinho, pois é uma experiência que você não terá em nenhum outro lugar).

Já imaginou um treinamento de como é viver, explorar e trabalhar em equipe no Planeta Vermelho (Marte)?! Pois é isso que a ATX oferece. São várias simulações, onde serão testadas suas habilidades de acoplamento, e experimentar a sensação de realizar uma caminhada no espaço em um ambiente de microgravidade. Para comprar a experiência basta clicar aqui.

Enfim, essas são apenas algumas das coisas este complexo tem à oferecer para os visitantes, ainda conta com cinema e outras atrações também imperdíveis… Para você que nunca foi, ou para você que quer matar a saudades, assista ao vídeo do Kennedy Space Center e aproveite para se inscrever em nosso canal (toda semana tem vídeo novo).

Também tem um episódio no nosso podcast oficial, o Welcome Aboard falando sobre a NASA e relatando nossas próprias experiências e preferências do complexo:

Deixe um comentário