O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (16) as diretrizes para a reabertura da economia do país, após as semanas de quarentena para conter o avanço do Coronavírus, e sugeriu que a “volta” aconteça em 3 fases.
Durante a coletiva de imprensa, Trump disse que conversou com os governadores do país, e cada um decidirá quando e como reabrirá seu estado. “Se estados precisarem permanecer fechados, permitiremos que façam isso” acrescentou Trump. Como é o caso de Nova Iorque – que mantém a ordem de “shutdown” até pelo menos 15 de maio.
“Estamos começando nossa vida novamente”, disse Trump, “Estamos começando o rejuvenescimento de nossa economia novamente.”
As novas diretrizes visam diminuir as restrições em áreas com baixa transmissão do coronavírus, mantendo a linha em locais mais atingidos.Eles deixam claro que o retorno à normalidade será um processo muito mais longo do que Trump inicialmente imaginava, com autoridades federais alertando que algumas medidas de distanciamento social talvez precisem permanecer em vigor até o final do ano para evitar um novo surto. E eles reforçam amplamente os planos já em andamento pelos governadores, que têm a responsabilidade primária pela saúde pública em seus estados.
Durante a primeira fase os encontros sociais não devem ter mais de 10 pessoas, não devem fazer viagens que não sejam de extrema necessidade. As escolas permanecem fechadas, visitas a idosos em asilos e hospitais permanecem proibidos. Lugares grandes como restaurantes poderão abrir SE SEGUIREM os protocolos de distanciamento social, mas os bares permanecerão fechados.
As pessoas vulneráveis não devem sair, mas sim continuar em isolamento social. As academias também podem reabrir se seguirem os protocolos de higienização e distanciamento social.
Durante a segunda fase os encontros sociais não devem ter mais de 50 pessoas, as viagens podem voltar a acontecer normalmente, mesmo as não essenciais. Escolas, camps e creches podem retornar, as visitas a idosos e hospitais seguem proibidas. As pessoas vulneráveis devem continuar em isolamento social, e as pessoas que puderem devem voltar a trabalhar (se possível) remotamente.
Durante a terceira fase as pessoas vulneráveis já podem sair em público (mantendo obviamente o distanciamento social). As pessoas poderão voltar a trabalhar normalmente, os estabelecimentos poderão abrir seguindo o protocolo de higienização e distanciamento social menor.
A expectativa é que a economia comece a voltar a partir de 1º de Maio, mas claro, a data poderá variar nos estados, dependendo da decisão de cada governante.
Essa é uma fase difícil que o globo está enfrentando mas SABEMOS que TUDO VAI PASSAR, e o mundo nunca mais será o mesmo… mas teremos um “novo normal” e nos adaptaremos. Que Deus abençoe a todos nós e que muito logo possamos retomar nossas vidas, rotinas, viagens, trabalhos e planos!!!!
E você? O que achou do anuncio de Trump??? Tem viagem marcada este ano pra Orlando? Teve que remarcar? Conta pra gente…