O parque AQUATICA ORLANDO pertence ao mesmo grupo do SeaWorld e é um parque delicioso, cheio de tobogãs, piscinas com e sem ondas, atrações para toda família, sem contar a paisagem e beleza natural de tirar o fôlego.
Agora, o que deixa o parque mais ainda encantador é que hoje (08 de janeiro) foi anunciado em conjunto com o Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES) anunciou a conclusão de um treinamento para conscientização em todo o pessoal, bem como uma revisão no local, da propriedade do parque e experiência do hóspede. A conclusão designa o Aquatica Orlando como um Centro de Autismo Certificado (CAC), distinguido pelo IBCCES – o primeiro parque aquático do mundo a receber tal distinção. Esta acreditação segue o parque irmão Sesame Place, que se tornou o primeiro parque temático certificado do autismo em abril.
O que é o AUTISMO?
Conhecido cientificamente como Transtorno do Espectro Autista – TEA e podem ser identificados como recorrentes os seguintes comportamentos:
•Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;
•Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e dificuldades para começar e manter um diálogo;
•Alterações comportamentais, como manias próprias, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.
Trabalhando em estreita colaboração com o IBCCES, a equipe do Aquatica será continuamente treinada para ajudar os hóspedes com Transtorno do Espectro do Autismo (ASD) e suas famílias, para ajudar a garantir uma experiência positiva durante a sua visita. Os hóspedes também receberão informações específicas sobre atrações e experiências, juntamente com acomodações no parque para ajudá-los a planejar seu dia e fazer escolhas informadas que melhor atendam às suas necessidades individuais.
Por quase 20 anos, o IBCCES tem sido o líder do setor em treinamento de autismo para profissionais de saúde licenciados e educadores em todo o mundo. O IBCCES reconheceu que muitas famílias com crianças que têm necessidades especiais têm opções de viagem limitadas e, em resposta, criaram programas de treinamento e certificação especificamente para a indústria de hospitalidade e viagens. Como um Centro de Autismo Certificado, a Aquatica Orlando é obrigada a fornecer treinamento contínuo para garantir que os membros da equipe tenham o conhecimento, habilidades, temperamento e experiência necessários para interagir com todas as famílias e crianças com necessidades especiais, especificamente no espectro do autismo. O treinamento acontece nas áreas de consciência sensorial, ambiente, comunicação, habilidades motoras e sociais, desenvolvimento de programas e consciência emocional, bem como um exame abrangente de competência sobre autismo. O treinamento do autismo deve ser feito a cada dois anos para manter a certificação.
“Como o primeiro parque aquático do mundo a completar o treinamento e se tornar um Centro de Autismo Certificado, o Aquatica Orlando se orgulha de proporcionar experiências divertidas e memoráveis através de um serviço excepcional”, disse David Heaton, vice-presidente da Aquatica Orlando. “Nós nos esforçamos continuamente para criar experiências seguras e significativas para todos os nossos hóspedes, e estamos comprometidos em nossos esforços para oferecer às famílias atividades inclusivas para crianças com autismo e outras necessidades especiais”.
Recursos robustos de planejamento pré-visita serão adicionados ao site do parque, incluindo um guia sensorial desenvolvido pelo IBCCES. Este guia sensorial facilitará aos pais planejar atividades que satisfaçam as necessidades e acomodações específicas de seus filhos, fornecendo informações sobre como uma criança com problemas de processamento sensorial pode ser afetada por cada sentido de cada atração. O parque também terá uma sala silenciosa dentro do parque com iluminação ajustável e uma área de estar confortável para os hóspedes fazerem uma pausa.
“Sabemos que o treinamento e a certificação são a melhor maneira de as organizações garantirem que podem acomodar todas as famílias”, explicou Myron Pincomb, presidente do conselho do IBCCES. “A IBCCES tem o orgulho de trabalhar com a Aquatica Orlando e outros líderes do setor para aumentar a disponibilidade de opções certificadas e ajudar os indivíduos a terem uma experiência segura e enriquecedora ao viajar ou visitar um novo lugar. Com o aumento das taxas de diagnóstico de distúrbios cognitivos, é uma necessidade enorme para essas opções e para as organizações fazerem um compromisso duradouro com seus hóspedes”.